Vídeo gratuito no YouTube resgata a tradição do “wandschoner” e valoriza histórias de vida
Já está disponível no YouTube, pelo canal “Ana Gern”, o documentário “Projeto Mãos que Contam Histórias”, resultado de uma iniciativa cultural que uniu a preservação da memória, inclusão e arte feita à mão.
Faça parte da comunidade CIDADE NO AR
Cadastre-se gratuitamente e tenha acesso antecipado a conteúdos exclusivos, lançamentos, oportunidades, promoções e à nossa comunidade no WhatsApp.
Quero fazer parte!O vídeo apresenta o processo criativo de senhoras do clube de bordado e moradoras do Ferraz Residencial Sênior, que participaram de uma oficina gratuita dedicada a revisitar o pano de parede bordado tradicional alemão conhecido como “wandschoner”, que trazia provérbios, bênçãos e mensagens afetivas.
O documentário acessível tem roteiro da jornalista e escritora Maria Cristina Dias e produção do videomaker e fotógrafo, Gabriel Bazt, com audiodescrição de Paulo Súldovki e interpretação em libras de Núbia Amorim dos Santos. O vídeo traz depoimentos emocionantes e imagens do fazer das participantes, valorizando suas histórias, memórias e saberes. Para garantir acessibilidade, conta com audiodescrição, tradução em Libras e legendas.
A iniciativa integra o Projeto Cultural Mãos que Contam Histórias, de autoria da artista e designer Ana Gern, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. O projeto também incluiu uma exposição gratuita das peças bordadas realizada na Sociedade Harmonia Lyra, com cenografia do artista e arquiteto Marcos Rück.
O vídeo pode ser assistido no link: https://www.youtube.com/watch?v=A5lZoBKtJR0
Tem algo interessante acontecendo por aí?
Compartilhe com a gente!

